Cuidados com a Pele do Rosto: Guia Prático Passo-a-passo

Cuidados com a Pele do Rosto: Guia Prático Passo-a-passo

Ter uma pele saudável e bonita é o desejo de muitas pessoas, e cuidar da pele do rosto desempenha um papel fundamental nesse processo.

Afinal, nosso rosto está constantemente exposto a fatores que podem afetar nossa saúde e aparência, tais como: raios solares, poluição, estresse, ciclo menstrual, alimentação inadequada e outros agentes externos.

Pensando nisso, resolvi listar nesse artigo um guia completo com todos os cuidados essenciais que você deve ter para manter a pele do seu rosto saudável, bonita, e protegida de manchas – incluindo recomendações exclusivas que só entrego nas minhas consultas.

Então já pega aí o caderno ou abre o bloco de notas e vamos lá!

 

cuidados-com-a-pele-do-rosto

 

Rotina de Cuidados com a Pele do Rosto


 

Manter uma rotina diária de cuidados com a pele do rosto (a chamada Rotina de Skincare) é a base para manter sua pele saudável.

E a vantagem de desenvolver esse hábito é que os efeitos são cumulativos. Ou seja: a cada dia que você faz sua skincare, melhor sua pele se torna.

Inclusive, diferente do que muitos pensam, não é necessário gastar uma fortuna em produtos caros para ter uma skincare de resultados.

O que você precisa é entender a necessidade da sua pele, e encontrar um produto que cumpra essa função.

Dentro do meu Programa Pele Perfeita indico vários produtos que são encontrados em farmácia por valores muito acessíveis. Clique aqui se quiser saber mais detalhes.

O fundamental para manter sua pele bonita é higienizar, hidratar e proteger.

Cientificamente falando, não existe ordem certa, então nós seguimos do produto mais aquoso para o mais cremoso, sempre deixando o primeiro produto secar para depois aplicar o segundo.

 

1. Limpar a Pele

 

A limpeza adequada da pele é o primeiro passo. Use um limpador facial suave para remover sujeira, óleo e maquiagem.

Atente-se para escolher um limpador adequado ao seu tipo de pele (seca, oleosa, mista, sensível).

E se sua pele tem acne, o ideal é lavar o rosto duas vezes por dia.

 

2. Tonificar a Pele

 

A tonificação ajuda a equilibrar o pH e prepara a pele do rosto para os próximos passos.

Use um toner suave, sem álcool, para evitar o ressecamento.

Qual a diferença entre tônico facial e água micelar?

O tônico foi criado para regular o pH da pele, pois antigamente os sabonetes eram muito agressivos. No entanto, hoje não precisamos mais dessa função. Agora temos tônicos que podem ter função adstringente, de controle da oleosidade, ou até mesmo de hidratação.

Por outro lado, a água micelar é formada pelas micelas (partículas capazes de dissolver água e gordura). Ou seja, ela consegue remover os resíduos de sujeira sem agredir a barreira protetora da pele.

A água micelar pode ser usada sem lavar o rosto, e também após lavar o rosto.

É importante frisar que esses dois produtos são dispensáveis, opcionais. Eles apenas complementam a ação de produtos mais importantes.

 

3. Hidratar a Pele

 

A hidratação é vital para manter a pele do rosto macia e flexível.

Escolha um hidratante adequado ao seu tipo de pele e aplique-o uniformemente no rosto e pescoço.

Diferente do que muitos acreditam, o soro fisiológico não é um hidratante. Assim como a água, ele simplesmente molhará o seu rosto.

Para que um produto seja hidratante, ele precisa ter ativos hidratantes na sua fórmula, e o soro fisiológico só possui água e sal (cloreto de sódio).

Se você não conhece as necessidades da sua pele acabará gastando dinheiro com produtos que não darão o efeito desejado. Neste caso, te convido a saber mais sobre meu Programa Pele Perfeita, onde te entrego um protocolo exclusivo ao seu tipo de pele.

 

4. Proteger a Pele

 

A exposição ao sol é uma das principais causas de envelhecimento da pele, e a radiação UVB é a que oferece maior risco de causar o câncer de pele;

Logo, use um protetor solar de amplo espectro, com um FPS adequado, todos os dias, mesmo em dias nublados.

A camada de protetor deve ser espessa, não ache que passando só um pouquinho sua pele está protegida. Não, não. Use uma quantidade generosa, em cerca de duas a três camadas de aplicação.

E quando usar o protetor dentro de casa? Sempre que tiver contato com a radiação UVB. Por exemplo: manter o vidro de uma janela aberto permite que essa radiação passe, então o ideal é utilizar o protetor – especialmente se você tem melasma, aí precisa associar o protetor + um pigmento.

No entanto, se a sua pele é extremamente sensível e fica irritada mesmo com o protetor, a melhor opção é não aplicar e manter a janela fechada.

Se você não fica exposta à luz do sol, perto de janelas, na varanda… Então não precisa se preocupar. Leve sempre em conta a sua rotina e as necessidades da sua pele.

 

5. Cuidados Noturnos

 

Você sabia que durante a noite, nossa pele se regenera?

Isso significa que adicionar um creme noturno que seja rico em ingredientes como retinol e ácido hialurônico, vai ajudar a melhorar esse processo de renovação celular.

 

cuidados-com-a-pele-do-rosto-pele-de-rycca

 

Cuidados com a Pele em Diferentes Idades


 

A idade desempenha um papel importante na escolha dos produtos e na rotina de cuidados com a pele.

Segue abaixo algumas orientações sobre cuidados em diferentes faixas etárias:

 

1. Crianças e Adolescentes: Nesta faixa etária, o foco deve ser na proteção solar e na educação sobre cuidados com a pele. Use protetor solar regularmente e evite bronzeamento artificial.

 

2. Adultos Jovens (20-30 anos): Nesta fase, a prevenção é fundamental. Utilize produtos leves, como: hidratantes e protetor solar. Comece a incorporar produtos anti-idade, como a vitamina C.

 

3. Adultos (30-50 anos): A partir dos 30 anos, você deve intensificar seus cuidados com a pele para prevenir o envelhecimento precoce. Considere adicionar produtos com retinol à sua rotina para aumentar a renovação celular e reduzir linhas finas. Hidratação profunda e proteção solar ainda são essenciais.

 

4. Adultos Maduros (50 anos e mais): À medida que envelhecemos, a pele tende a perder elasticidade e volume. Opte por produtos mais ricos, como cremes antienvelhecimento e produtos com ácido hialurônico para hidratar profundamente. Não se esqueça de cuidar do pescoço e do colo, áreas propensas ao envelhecimento.

 

cuidados-com-a-pele-do-rosto-2

 

Tratamentos Específicos para Pele


 

Além da rotina diária, alguns tratamentos específicos podem ser benéficos para a saúde da sua pele.

Alguns deles são:

 

1. Esfoliação

A esfoliação remove as células mortas da pele, tornando-a mais saudável e brilhante.

Use um esfoliante suave uma ou duas vezes por semana, dependendo do seu tipo de pele.

 

2. Máscaras Faciais

Máscaras faciais podem ser usadas para diversos fins, como: hidratação, controle de oleosidade e clareamento da pele.

Escolha máscaras que atendam às necessidades específicas de sua pele.

 

3. Tratamentos Profissionais

Alguns tratamentos podem transformar completamente a qualidade da sua pele, como: peelings químicos, microagulhamento e laser, que são excelentes para revitalizar a pele.

No entanto, é necessário a consulta com um profissional certificado e habilitado para exercer essa função.

 

Problemas comuns da Pele e como lidar com Eles


 

Existem alguns problemas que são queixas comuns no meu consultório, e que podem ser resolvidos apenas usando produtos de farmácia, conforme ensino no meu Programa Pele Perfeita.

Algumas orientações:

 

1. Acne: A acne pode ser controlada com produtos específicos ou tratamentos (como peelings e microagulhamento). Não use secativos (como pasta de dente) e não dependa de anticoncepcional ou medicamentos, pois eles só atuam em UM pilar da acne, e para tratá-la precisamos atuar nos QUATRO pilares – mas isso é assunto para outro post.

 

2. Manchas Escuras: Para lidar com manchas escuras, use produtos clareadores e protetor solar regularmente. Evite a exposição ao sol sem proteção. Também é possível se livrar das manchas apenas usando produtos de farmácia – ensino isso para minhas alunas.

 

3. Pele Seca: A pele seca pode ser tratada com hidratantes junto à adição de óleos minerais na sua rotina de cuidados.

 

4. Rosácea: Pessoas com rosácea devem evitar produtos que agridem a pele, como os que contém álcool e fragrâncias. Do mesmo modo, devem evitar o uso de maquiagem à prova d’água, o uso de esfoliação, e as comidas quentes, com condimentos ou apimentadas. Também é tratável com produtos de farmácia.

 

Se você tem algum desses problemas, o meu protocolo vai te ajudar. Clique aqui e saiba mais.

 

cuidados-com-a-pele-do-rosto-pele-de-rycca-3-

 

Como Escolher os Produtos Certos


 

A escolha dos produtos adequados é fundamental para garantir que sua rotina de cuidados com a pele seja eficaz.

E digo isso porque o que fará com que sua pele fique bonita é a associação entre: saber quais as necessidades dela e quais os produtos que possuem os ativos certos para essas necessidades.

Por isso ter um protocolo específico para você é o caminho ideal.

Aqui estão algumas dicas para escolher os produtos adequados:

 

1. Conheça seu Tipo de Pele

 

Identificar seu tipo de pele (seca, oleosa, mista, sensível etc.) é o primeiro passo para escolher os produtos certos.

Produtos formulados para seu tipo de pele serão mais eficazes e menos propensos a causar danos ou piorar seu quadro atual – sim, usar produtos que não foram formulados para o seu tipo de pele e/ou problema, pode agravar ou provocar novos problemas de pele, como alergias e manchas.

 

2. Leia os Rótulos

 

Ao escolher produtos, leia os rótulos com atenção.

Adquira produtos com ingredientes (que chamamos de ativos) benéficos, como: antioxidantes, ácido hialurônico e retinol. Evite produtos que contenham substâncias irritantes, como fragrâncias fortes ou álcool.

No entanto, reforço que os ativos devem ser formulados para a necessidade da sua pele. Saiba o que está usando.

 

3. Teste o Produto

 

Alguns produtos podem causar alergias, especialmente em peles sensíveis.

Portanto, o ideal antes de comprar o produto é fazer um teste aplicando em uma pequena área da pele e verificando se ocorre alguma reação alérgica ou sensibilidade.

 

Influência da Alimentação e Hidratação


 

Uma pele saudável também depende diretamente da sua dieta e hidratação, além do estado emocional.

A ausência de nutrientes e água, especialmente associada ao estresse e desregulação emocional, podem causar ou agravar problemas de pele já existentes.

Aqui estão algumas recomendações para manter sua pele bonita:

 

1. Beba Água Suficiente

 

A hidratação interna é tão importante quanto a externa.

Tome a quantidade necessária de água ao longo do dia para manter a pele hidratada de dentro para fora.

Como saber a quantidade ideal de água?

É simples: multiplique 35 ml pelo peso do seu corpo. Por exemplo: uma pessoa que pesa 55kg deve tomar pelo menos 1,9 litro de água diariamente.

 

2. Consuma Alimentos Ricos em Antioxidantes

 

Alimentos ricos em antioxidantes ajudam a proteger a pele dos danos dos radicais livres, retardando seu envelhecimento e prevenindo danos ao funcionamento do organismo.

Exemplos de alimentos antioxidantes:

 

  • Linhaça, aveia
  • Alho
  • Morango, Laranja, Uva
  • Tomate, maçã, kiwi
  • Batata doce
  • Salmão
  • Chá verde
  • Azeite de oliva

 

3. Evite Alimentos Processados ​​e Açúcar em Excesso

 

Alimentos processados ​​e ricos em açúcar podem causar irritação na pele.

Além disso, o excesso de açúcar favorece os sinais de envelhecimento, como linhas de expressão, rugas e flacidez. A pele se torna mais espessa, perdendo elasticidade, viço e brilho.

 

Consultoria Online Pele Perfeita


 

Seu rosto é parte do seu cartão de visitas, e estar com uma pele saudável vai elevar sua autoestima e transmitir um ar de saúde.

Sei que procedimentos estéticos são caros, e nem todos conseguem ter acesso a eles, ou conseguem pagar por infinitas sessões em busca de um resultado.

Por esse motivo criei o Programa Pele Perfeita, uma consultoria online personalizada, onde analiso sua pele de forma individual, entendendo sua necessidade e identificando quais os ativos que você precisa para ter uma pele bonita.

A partir de então você recebe um protocolo exclusivo, contendo a indicação dos produtos que deve utilizar.

São recomendações acessíveis, que você encontra em farmácias – e não se preocupe, são poucos produtos e uma rotina muito fácil de aplicar.

Você verá a transformação na sua pele já nas primeiras semanas de uso. Muitas das minhas clientes abriram mão de fazer sessões a laser porque resolveram o problema só usando o protocolo.

Se você tem acne, melasma, rosácea, olheiras, ou qualquer problema de pele relacionado, eu posso te ajudar a resolver sem ficar dependente de medicamentos ou tratamentos estéticos.

Para saber mais detalhes do Programa e conseguir uma vaga para participar, clique no botão abaixo.

 

 

A pele dos seus sonhos está a um clique de distância.

Te espero na área exclusiva de alunas para agendarmos sua avaliação e começarmos o tratamento.

Até breve.

 

cuidados-com-a-pele-do-rosto

Dr. Fernando Achilles

Biomédico Esteta. Especialista em Estética Facial Avançada. Especialista em Cuidados com a Pele. Instagram: @pelederycca.

Related Episodes

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *