Gelo é bom para Espinha? Veja como Secar Acne Rápido!
Hoje vamos entender como o gelo age na pele com espinhas e quais as melhores opções de tratamento para acne.
Acne (popularmente chamada de espinha) é um problema de pele que acontece quando os poros ficam obstruídos com óleo e células mortas, gerando inflamação, vermelhidão e dor.
Geralmente as espinhas aparecem no rosto e pescoço, mas também nos ombros e nas costas, que são lugares onde há mais glândulas que produzem óleo.
Existem alguns cuidados que você pode fazer em casa para amenizar a inflamação, bem como produtos que são recomendados para tratar a acne e secar espinhas de forma segura – sem irritar ainda mais a pele!
Inclusive, apesar de simples, o gelo pode contribuir na rotina de cuidados.
Passar gelo na pele oferece alívio temporário e ajuda a amenizar o aspecto de irritação.
A seguir eu te explico como usar o gelo corretamente nas espinhas – além de algumas dicas úteis para cuidar da sua pele.
Continue lendo…
Afinal, usar Gelo é bom para Espinha?
Sim, o gelo ajuda no tratamento das espinhas, pois possui propriedades com ação anti-inflamatória, analgésica e até antibacteriana, colaborando na contração dos vasos sanguíneos, reduzindo o inchaço e vermelhidão da pele e aliviando a dor e coceira nas regiões afetadas.
Entretanto, esse alívio é temporário e o efeito do gelo na pele é momentâneo.
O gelo não “cura” espinhas ou acne. A função dele é fornecer um alívio temporário e ajudar a amenizar o aspecto de irritação da pele.
Não há evidências científicas sólidas que possam comprovar a eficácia do gelo de forma duradoura, por isso ele não é considerado como tratamento eficaz para espinhas e não deve substituir medicamentos ou cuidados diários.
Se você está lutando contra a acne persistente ou grave, é recomendável sempre consultar um dermatologista para obter um tratamento personalizado para o seu caso.
Cuidados ao usar Gelo para Secar Espinhas
A forma ideal de aplicação do gelo na pele é combinando com outros métodos de cuidado, como a rotina de skincare.
Antes de aplicar o gelo, certifique-se de que sua pele esteja limpa. Lave o rosto com sabonete neutro, para remover a sujeira e a oleosidade.
Evite aplicar o gelo diretamente na pele para não causar queimaduras. Envolva-o em um pano limpo ou gaze, ou use uma bolsa térmica.
Aplique o gelo na sua espinha de forma suave, por cerca de 10 a 15 minutos (no máximo), fazendo movimentos circulares e evitando aplicar pressão excessiva.
Ao secar a pele, use uma toalha macia e evite esfregá-la.
IMPORTANTE: Se a sua pele é muito sensível, substitua o gelo por água fria. Você pode lavar o seu rosto com água fria pela manhã, ao acordar e à noite, antes de dormir. Uma boa limpeza facial já te dará bons resultados.
Tratamentos Naturais para Secar Espinhas
Existem outras alternativas naturais e caseiras que podem te ajudar a secar espinhas.
Vejamos alguns métodos eficazes:
Uso de óleos essenciais
Óleos essenciais também podem ajudar a controlar a inflamação da acne.
Experimente espalhar na pele algumas gotinhas de óleo de melaleuca, óleo de lavanda ou óleo de patchouli. Todos eles possuem excelentes propriedades.
Inclusive, existem pesquisas apontando a eficácia do óleo de melaleuca na acne ativa, justamente pelo seu importante efeito bactericida sobre a Staphylococcus aureus – uma das bactérias causadoras da acne.
Aplicação de chá verde na pele
O chá verde é uma ótima opção para auxiliar no tratamento das espinhas.
Por ser rico em antioxidantes e possuir propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, o chá verde pode colaborar na redução da vermelhidão e inflamação da pele, bem como nos quadros de infecção das espinhas.
Experimente fazer uma compressa com um saquinho de chá verde umedecido em água morna e aplicar na pele com acne por cerca de 10 minutos, duas vezes ao dia.
Gel de Aloe Vera (Babosa)
Essa planta possui propriedades regeneradoras, calmantes e hidratantes, úteis no alívio da irritação, dor e coceira causada pelas espinhas.
Extraia o gel da folha de babosa e aplique na espinha de 1 a 2x ao dia, deixando secar naturalmente.
Lembre-se de que, embora esses tratamentos naturais sejam promissores, não deixe de consultar um dermatologista ou investir em tratamentos específicos para acne.
Como Amenizar e disfarçar as Espinhas
Nos casos mais leves, é possível amenizar o aspecto das espinhas tomando alguns cuidados simples e rotineiros – que vou citar no próximo tópico em detalhes.
Entretanto, se sua acne está te incomodando e você precisa de uma solução imediata, é possível usar alguns truques para esconder e disfarçar as espinhas.
Aplicação de Produtos Tópicos
Experimente o uso de produtos tópicos que contenham ingredientes como: ácido salicílico, ácido glicólico ou peróxido de benzoíla.
Esses ativos são comuns em diversos produtos e podem ajudar a secar a espinha mais rapidamente, reduzindo a inflamação.
Aplicação de Corretivo e Maquiagem
Um corretivo de alta cobertura e não-comedogênico é perfeito para camuflar espinhas sem piorar a irritação.
Aplique delicadamente apenas na área afetada e espalhe com cuidado e delicadeza. Se possível opte por produtos com fórmulas para peles sensíveis ou propensas à acne.
Patches para Acne
Experimente o uso de patches que sejam específicos para acne.
Patches são adesivos transparentes com ingredientes que ajudam no tratamento e redução do tamanho das espinhas ao longo do tempo.
Cuidados para Pele com Acne
Ter uma rotina de cuidados para a pele acneica é essencial para manter a vitalidade e evitar inflamações.
Vamos ver o que você pode começar a fazer à partir de hoje para melhorar o aspecto da sua acne:
1. Higienização adequada da pele
A limpeza da pele é um passo essencial para prevenir o aparecimento de novas espinhas.
Quando você limpa a pele, especialmente o rosto, isso reduz o acúmulo de gordura e células mortas, que são os maiores responsáveis pela obstrução dos poros. A pele precisa “respirar”!
A melhor forma de limpar seu rosto é lavando-o duas vezes ao dia (pela manhã e à noite), com água fria, usando apenas um sabonete suave – e, de preferência, que seja próprio para peles acneicas ou contenha ácido salicílico.
Ao lavar sua pele, não friccione. Esfregar a pele com força pode acabar irritando ainda mais e piorando o quadro de inflamação.
2. Hidratação da pele
Até mesmo as peles que são acneicas precisam de hidratação – eu sei, isso parece estranho, mas é necessário.
A ausência de água na pele produz o efeito rebote, fazendo com que as glândulas sebáceas produzam ainda mais óleo, aumentando a oleosidade da pele e piorando o quadro de acne.
Opte por um hidratante não-comedogênico, ou seja, que não obstrua seus poros.
Isso ajudará a manter a barreira de proteção da pele intacta, sem aumentar sua oleosidade.
3. Alimentação Saudável
Prefira consumir alimentos ricos em antioxidantes, tais como: legumes, frutas e grãos integrais.
Evite ao máximo os alimentos processados, que sejam ricos em açúcar e com alto índice glicêmico (como doces e refrigerantes), pois eles podem contribuir com o agravamento da acne através do aumento da oleosidade da pele.
4. Não esprema as Espinhas!
Embora seja uma atitude tentadora, o ato de espremer ou cutucar as espinhas pode gerar inflamação da pele e deixar cicatrizes profundas, que só podem ser revertidas através de procedimentos estéticos.
Faça os cuidados diários e aguarde: elas desaparecerão naturalmente – se não, é sinal que você precisa de um tratamento específico para compreender melhor as causas da acne.
5. Evite a manipulação excessiva do Rosto
Ficar tocando e mexendo no rosto pode acabar irritando a pele e contribuindo para o surgimento de mais espinhas.
Isso acontece porque, ao tocar o rosto com as mãos, nós acabamos transferindo sujeira, bactérias e óleo da nossa pele para os poros, obstruindo-os e causando inflamação.
Se precisa tocar o rosto com frequência, certifique-se de estar com as mãos higienizadas.
Gostou de saber mais sobre cuidados e tratamentos para acne?
Então não deixe de conhecer meu protocolo completo para tratamento de acne em casa, com produtos de farmácia.
Clique na imagem abaixo e entenda como funciona na prática.
Leave A Reply